Logo Trichomip-P branco

Eficaz em impedir o dano das lagartas nas culturas.

Alvos Biológicos

traça-do-tomateiro

Traça-do-tomateiro

broca-grande-do-tomate

Broca-grande-do- tomate

lagarta-da-espiga-do-milho

Lagarta-da-espiga-de-milho

lagarta-do-cartucho-do-milho

Lagarta-do-cartucho-do-milho

lagarta-da-soja

Lagarta-da-soja

Lagarta-falsa-medideira

Composição

TrichoMip-P® é composto pelo agente biológico Trichogramma pretiosum, uma microvespa parasitoide para o controle de ovos de diversas espécies de pragas. TrichoMip-P® é comercializado em cartelas contendo 100.000 parasitoides e a granel em diferentes volumes dependendo da área de aplicação.

Embalagem Quantidade (adultos) À granel
Cartelas
100.000
Em tubetes

Modo de Uso

A aplicação de TrichoMip-P® deve ocorrer imediatamente após a detecção das mariposas em campo. Geralmente recomenda-se a liberação de 100.000 microvespas por hectare, repetindo-se a aplicação durante um intervalo de três a cinco semanas, dependendo da praga e nível de infestação em campo. Em áreas maiores do que 100 hectares, recomenda-se que a aplicação de TrichoMip-P® seja realizada com o uso de drones, método que permite uma rápida e eficiente distribuição das microvespas em grandes áreas. Para mais informações consulte nossos representantes.

Armazenamento

Recomenda-se o uso imediato do produto, após seu recebimento. Consulte validade e instruções no rótulo e na bula. Se necessário armazenar, manter em temperatura indicada:

Temperatura mínima Temperatura máxima
8°C
10°C
Trichomipp-Tubete-e-Cartela-promip

Como Aplicar

Geralmente recomenda-se a liberação de 100.000 microvespas por hectare, repetindo-se a aplicação durante um intervalo de três semanas. A aplicação pode ser manual ou por drone, dependendo do tamanho da área plantada.

Quando Aplicar

A aplicação de TrichoMip-P® deve ocorrer imediatamente após a detecção das mariposas em campo.

Amplo espectro de culturas

TrichoMip-P® pode ser aplicado em todas as culturas com a ocorrência das pragas-alvo.

Algodão

promip controle biologico manejo integrado de pragas icone cultura abacate

Abacate

promip-controle-biologico-manejo-integrado-de-pragas-icone-cultura-citrus

Citrus

promip controle biologico manejo integrado de pragas icone cultura manga

Maça

promip controle biologico manej integrado de pragas background trichomip g cana de açucar produtos biologicos

Milho

promip controle biologico manejo integrado de pragas background trichomip g cana de açucar produtos biologicos

Morango

promip controle biologico manejo integrado de pragas background trichomip g cana de açucar produtos biologicos

Tomate

promip controle biologico manejo integrado de pragas background trichomip g cana de açucar produtos biologicos

Pêssego

promip controle biologico manejo integrado de pragas amblymip culturas pimentao

Pimentão

promip controle biologico manejo integrado de pragas background trichomip g cana de açucar produtos biologicos

Plantas Ornamentais

promip-controle-biologico-manejo-integrado-de-pragas-baculomip-culturas-soja

Soja

promip controle biologico manejo integrado de pragas background trichomip g cana de açucar produtos biologicos

Uva

Culturas, Alvo Biológico, Dose e Época de Aplicação:

Alvo Controlado Cultura Dose Número, época e intervalo de aplicações

Tuta absoluta (traça-do-tomateiro)

Em todas as culturas com ocorrência do alvo biológico. Eficiência agronômica comprovada para a cultura do tomate.

450.000 adultos/ha

Liberações semanais. Distribuição em pelo menos 30 pontos por hectare. As liberações de Trichogramma pretiosum devem ser iniciadas a partir de 2 a 30 dias após o transplante ou a partir de 20 a 30 dias, no caso de semeadura direta, e se estender por, no mínimo, dez semanas.

Helicoverpa zea (broca-grande-do-tomate, lagarta da espiga do milho)

Em todas as culturas com ocorrência do alvo biológico. Eficiência agronômica comprovada para a cultura do tomate.

400.000 adultos/ha

Liberações semanais. Distribuição em pelo menos 30 pontos por hectare. As liberações de Trichogramma pretiosum devem ser iniciadas de 20 a 30 dias após o plantio/transplante e devem continuar até o fim do ciclo da cultura. O ideal é que liberações de parasitoides devam corresponder ao terço médio e superior da planta.

Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho-do-milho)

Em todas as culturas com ocorrência do alvo biológico. Eficiência agronômica comprovada para a cultura do milho.

100.000 adultos/ha

1 a 2 liberações por semana, com pelo menos 1 liberação no início da cultura. Distribuição em pelo menos 30 pontos por hectare. As liberações de Trichogramma pretiosum devem ser realizadas para atingir o controle do ovo da praga, com eficiência média de 20% dos estolhos-estigmas.

Anticarsia gemmatalis (lagarta-da-soja) e Chrysodeixis Pseudoplusia includens (lagarta-falsa-medideira)

Em todas as culturas com ocorrência dos alvos biológicos. Eficiência agronômica comprovada para a cultura da soja.

500.000 adultos/ha (na fase vegetativa) 750.000 adultos/ha (no período reprodutivo)

Liberações a cada 4 dias. Distribuição em pelo menos 50 pontos por hectare. O número de liberações depende da densidade populacional da praga. Quando forem necessárias, no mínimo, 2 liberações. As liberações de Trichogramma pretiosum devem ser realizadas enquanto houver ovos disponíveis e antes do surgimento dos alvos biológicos. Para os casos de Chrysodeixis Pseudoplusia includens e/ou Anticarsia gemmatalis, as liberações devem cobrir o ciclo completo da praga.

Lasiothyris luminosa (traça-da-videira-sul-americana) e Cryptoblabes gnidiella (traça-dos-cachos)

Em todas as culturas com ocorrência dos alvos biológicos. Eficiência agronômica comprovada para a cultura da uva.

200.000 parasitoides por hectare

Liberar semanalmente 200.000 parasitoides por hectare, em pelo menos 50 pontos equidistantes. Alternativamente, pode-se realizar 2 liberações por semana na dose de 100.000 parasitoides por hectare. As liberações devem ser iniciadas na fase de pré-floração (botão floral) e ocorrerem até a fase de colheita, enquanto forem observados a presença ou os danos causados pelos alvos biológicos. Realizar as liberações no final da tarde, após as 17 horas. É necessário realizar o monitoramento dos alvos biológicos da fase de botão floral até a colheita.

Atenção: TrichoMip-P® pode ser utilizado junto a outros métodos de controle como químicos e biológicos. Para isso, consulte nossa assistência técnica para saber mais sobre compatibilidade. A Promip tem um corpo técnico altamente capacitado que poderá orientar o produtor em relação a melhor forma de uso do TrichoMip-P®. Registro MAPA no 8815. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO E FAÇA MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS.

Conheça os diferenciais biotecnológicos de TrichoMip-P®

E saiba o por que você deve optar por esse novo aliado para o combate de lagartas-pragas

Natureza Controlando Natureza

TrichoMip-P® é um inseticida biológico composto pelo agente biológico Trichogramma pretiosum, uma microvespa que parasita ovos de diversas tipos de mariposas, como a traça-do-tomateiro, a broca-grande-do-tomate, lagarta-da-espiga-do-milho, lagarta-do-cartucho-do-milho, lagarta-da-soja e lagarta-falsa-medideira em diversas culturas.

Eficiência Comprovada

TrichoMip-P® é altamente eficaz na busca e parasitismo dos ovos da praga. Além disso, não deixa resíduos nos alimentos, não causa danos ao meio ambiente e ao aplicador e ainda contribui para a redução da aplicação de defensivos químicos. TrichoMip-P® tem seu uso aprovado para a agricultura orgânica.

Tecnologia e Inovação

As microvespas de TrichoMip-P® podem ser aplicadas manualmente (cartelas) em pequenas áreas de cultivo e estufas ou com o uso de drones em grandes áreas de cultivo.

Qualidade Garantida

TrichoMip-P® é comercializado em cartelas contendo 100.000 parasitoides ou a granel em diferentes volumes, dependendo da área de aplicação. É embalado sob rigorosos processos, elaborados e acompanhados pelos nossos especialistas.

Certificado de Registro

TrichoMip-P® é um produto registrado no Ministério da Agricultura (Registro nº 8815). Alvos biológicos registrados: Tuta absoluta (traça-do-tomateiro), Helicoverpa zea (broca-grande-do-tomate/lagarta-da-espiga-do-milho), Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho-do-milho), Anticarsia gemmatalis (lagarta-da-soja) e Chrysodeixis includens (sinonímia: Pseudoplusia includens) (lagarta-falsa-medideira), Lasiothyris luminosa (traça-da-videira-sul-americana) e Cryptoblabes gnidiella (traça-dos-cachos).

Manuseio e Armazenamento

Recomenda-se o uso imediato após recebimento. Consulte validade e instruções no rótulo e na bula. Se necessário armazenar, manter em temperatura entre 8 e 10ºC.

Benefícios do TrichoMip-P®

Eficaz contra diversas espécies de lagartas

TrichoMip-P® contém uma microvespa parasitoide que controla até as mais resistentes lagartas-praga, através do parasitismo dos ovos das mariposas.

Manejo da Resistência

Por ser natural, TrichoMip-P® não provoca a resistência, controlando a praga onde os defensivos agrícolas já perderam sua eficiência. Além disso, TrichoMip-P® contribui para a redução da frequência de aplicação de defensivos químicos.

Livre de Resíduos e Seguro

Não deixa resíduos na cultura, e por isso, pode ser aplicado no mesmo dia da colheita. Não causa nenhum desequilíbrio ambiental e nenhum problema para a saúde do aplicador, do agricultor e consumidor final.

Para Orgânicos e Convencionais

Tem seu uso aprovado para a Agricultura Orgânica, mas também pode ser aplicado em cultivos convencionais. Isento de receituário agronômico.

Compatibilidade

Pode ser utilizado com outros métodos de controle (ex. químicos e microbiológicos). Para isso consulte a tabela abaixo ou baixe nosso App de compatibilidade.

Equilíbrio Ecológico

O uso do controle biológico aplicado propicia a ocorrência de agentes polinizadores e de diversos agentes benéficos na área de cultivo, contribuindo com o equilíbrio ecológico e melhores resultados para o agricultor.

Linha de Monitoramento

armadilhas-promip-linha-de-monitoramento-att-logotipo-atualizado

O monitoramento é a chave para o sucesso no controle das lagartas

Primeiros Focos

Para obter excelentes resultados, a aplicação de TrichoMip-P® deve ocorrer no momento certo, ou seja, quando surgirem as primeiras mariposas na área, antevendo assim a presença de ovos da praga. A Promip disponibiliza armadilhas para o monitoramento das lagartas. Consulte a nossa equipe para saber mais.

Controle Biológico

O número de cartelas de TrichoMip-P® necessárias para o controle biológico das lagartas depende da identificação das primeiras mariposas em campo para determinar o momento da aplicação. Quanto mais cedo as microvespas forem liberadas, maior será a eficiência no controle.

Perguntas Frequentes

TrichoMip-P® é entregue em cartelas contendo 100 mil parasitoides. A PROMIP possui um excelente sistema de logística que permite a entrega do produto em todo o país e em um rápido período de tempo.

Estando o TrichoMip-P® dentro do prazo de validade os parasitoides estarão vivos. Após a data de validade, TrichoMip-P® não deverá ser utilizado e deve-se entrar em contato imediato com a PROMIP através do SAC informando o número do lote e a data de recebimento.

TrichoMip-P® deve ser utilizado imediatamente após o nascimento dos primeiros insetos. Caso não seja possível, TrichoMip-P® poderá ser armazenado antes do nascimento dos insetos entre 8 e 10 °C respeitando a data de validade.

As instruções de uso estão contidas na bula, porém nossos representantes estão aptos a orientar a melhor forma de uso.

TrichoMip-P® pode ser indicado por profissionais da área e é dispensado de receita agronômica de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA SDA/SDC/ANVISA/IBAMA Nº 1, DE 24 DE MAIO DE 2011.

Não. TrichoMip-P® não provoca resistência e não deixa qualquer resíduo na cultura, que pode ser colhida imediatamente após a aplicação.

Não. TrichoMip-P® nunca irá se tornar uma praga por ser um parasitoide.

A espécie de parasitoide contido no TrichoMip-P® é amplamente utilizada no mundo todo há muitos anos sempre apresentando excelentes resultados em campo, em diversas culturas.

TrichoMip-P® pode ser utilizado em qualquer condição de clima e temperatura encontrada no Brasil.

Não. TrichoMip-P® não possui nenhum inimigo natural que possa afetar sua eficiência no controle da praga.

Sim. TrichoMip-P® pode ser utilizado com produtos químicos compatíveis. Para saber quais produtos químicos são compatíveis com TrichoMip-P®, baixe nosso aplicativo PROMIP COMPATIBILIDADE ou consulte o site.

Sim. Por ser um produto biológico, TrichoMip-P® promove uma produção agrícola mais sustentável, que é cada vez mais buscado pelos consumidores.

São inúmeras as vantagens. Sendo algumas a alta eficiência no controle da praga e alta qualidade do produto, eliminação do problema da resistência de lepidopteros a inseticidas e ausência de período de carência.

Sim. Se utilizado no momento e na recomendação correta pode sim substituir o controle químico.

Sim. TrichoMip-P® pode ser utilizado em conjunto com outros produtos biológicos.

A Promip tem um corpo técnico altamente capacitado que poderá orientar o produtor em relação a melhor forma de uso do TrichoMip-P®. Consulte o representante da sua região.

ATENÇÃO: ORGANISMOS VIVOS DE USO RESTRITO AO CONTROLE DE PRAGAS. CLASSE TOXICOLÓGICA NÃO DETERMINADA DEVIDO À NATUREZA DO PRODUTO (INIMIGOS NATURAIS). LEIA ATENTAMENTE E SIGA RIGOROSAMENTE AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO E BULAS DE CADA PRODUTO. REGISTRO NO MAPA – Nº 8815 (TRICHOMIP-P®). PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS COM USO APROVADO PARA A AGRICULTURA ORGÂNICA. ONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO E FAÇA MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS.

Logo CropLife

Biológicos
Transformando
Agricultura

Splendor Office – Tiradentes, 1200 – Sala 112 – 11º andar – Centro, Piracicaba-SP – CEP 13400-765
BiofábricaEstrada Bode Branco, s/n – km 02 – Conceição, Engenheiro Coelho-SP – C.P: 111 – CEP 13.165-000