O tomate é uma das hortaliças mais consumidas no mundo. Além de ser considerado uma importante fonte de vitamina, ainda tem um papel econômico e social importante, sendo fonte de renda de muitos pequenos e médios agricultores. O centro de origem do tomate é a região andina da América do sul. Porém, essa cultura foi domesticada no México e introduzida na Europa por volta de 1544, e mais tarde disseminada para as demais regiões produtoras do mundo.

A principal doença de mudas de tomate é denominada de Damping-off ou tombamento. Pode ser causada por diversos fungos que sobrevivem no solo, dentre eles ganham destaque os oomicetos pertencentes ao gênero Pythium e ao fungo Rhizoctonia solani.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas tombamento tomate sintomas

Muda sadia e muda dente com sintomas de ataque de Rhizoctonia solani.

Esta doença ganha maior importância em áreas de cultivos sucessivos de tomate, podendo ocorrer em pré ou pós-emergência. O primeiro caso se caracteriza pela morte da semente que pode ser confundido com baixo vigor de germinação. Enquanto o tombamento em pós-emergência, ocorre em reboleiras ou na linha de plantio dos canteiros, causando tombamento da planta sobre o substrato, ocorrendo com maior frequência em solos com alta concentração de inóculo.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS PARA O
DESENVOLVIMENTO DO DAMPING-OFF

Algumas espécies de Phytium, como P. aphanidermatum e P. myriotylum desenvolvem se melhor em altas temperaturas, acima de 30°C, enquanto outas como P. ultimum e P. debaryanum, são mais favorecidos com temperaturas abaixo dos 20°C.

A Rhizoctonia solani geralmente está associada com chuvas ou irrigação excessiva. Sua disseminação e multiplicação é favorecida por irrigação excessiva e adensamento de plantas no viveiro. A maior severidade dessa doença é em condições desfavoráveis para o hospedeiro, entre 15 a 18°C. A maior atividade desse patógeno ocorre em solos úmidos, e pode ter inibição de seu desenvolvimento em solos encharcados.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas tombamento tomate plantando

Plantio de mudas.

SINTOMAS

O tombamento pode ocorrer durante a produção de mudas ou após o transplante, e à medida que a planta se desenvolve se tornam menos susceptíveis a doenças. As mudas afetadas murcham, tombam e morrem, apresentando afilamento e necrose na região do colo. Em plantas mais desenvolvidas pode ocorrer amarelecimento e murcha e eventual morte.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas tombamento tomate planta doente

Sintomas de tombamento em campo.

Épocas chuvosas e solos encharcados podem favorecer as espécies de P. aphanideermatum e P. miriotylum, podendo atacar planta com mais de 10 cm de altura, causando lesões com aspecto aquoso e escuro que podem se estender de 2 a 4 cm acima da linha do solo. A R. solonai também pode atacar planta em qualquer estádio de desenvolvimento e quaisquer órgãos, principalmente os que ficam em contato direto com o solo.

Tombamento em tomate

Assista ao vídeo

CONTROLE

As medidas de controle têm que ser feitas de maneira preventiva, evitando principalmente o adensamento de plântulas, encharcamento de solo, utilização de sementes de alto vigor, plantio em profundidade adequada e uso correto do nitrogênio, além da utilização de sementes sadias e tratamento de sementes (químico, biológico ou térmico). Caso seja constatado Damping-offem as seguintes medidas devem ser seguidas: redução da irrigação dos canteiros ao mínimo necessário para a cultura, eliminação das mudas doentes e consequentemente parte do solo junto a essas plantas, e tratar o solo com fungicidas. Sempre que possível é indicado a correta identificação do patógeno em laboratório para a aplicação de fungicidas específicos.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas tombamento tomate irrigação controlada

Irrigação controlada.

MIP EXPERIENCE 

NOTÍCIAS

EVENTOS

MIP EXPERIENCE 

NOTÍCIAS

EVENTOS

Deixe seu comentário

© 2018 Promip.