Em cultivo de tomate, por se tratar de uma cultura com alto custo de produção, muitos produtores acabam optando por um programa de aplicações e acabam não adotando o manejo integrado de pragas (MIP) que seria o correto. Com isso, as aplicações podem ocorrer a cada dois dias. Sendo que muitas dessas aplicações são realizadas sem necessidade.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate controle quiico

No manejo tradicional as aplicações são realizadas a cada dois dias.

O monitoramento da cultura do tomate é de suma importância devido, principalmente por algumas pragas-chave que causam problemas desde o semeio até o final do ciclo como a traça-do-tomateiro que causa danos inicialmente nas folhas e posteriormente nos frutos. Assim como a mosca-branca, tripes e pulgões. Estes últimos além dos prejuízos causados pelos danos diretos as plantas, ganham uma importância ainda maior por serem transmissores de viroses. Assim como a traça-do-tomateiro que causa danos inicialmente nas folhas e posteriormente nos frutos.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate pragas

Pragas de início de ciclo da cultura do tomate: tripes, pulgão e mosca-branca.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate pragas mobile

Pragas de início de ciclo da cultura do tomate: tripes, pulgão e mosca-branca.

O monitoramento é chave para o sucesso do MIP! Através do monitoramento é possível entender qual ou quais pragas estão ocorrendo na área, definir o nível de controle e monitorar quais os insetos benéficos (inimigos naturais) estão presentes. Como essas informações a tomada de decisão se tornar mais assertiva.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate lupa entomologica mobile
promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate armadilha amarela mobile
promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate armadilha feromonio mobile
promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate lupa entomologica
promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate armadilha amarela
promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate armadilha feromonio

Monitoramento com lupa entomológica, armadilhas adesivas amarelas e armadilhas com feromônios sintéticos.

Assim é possível, também, reduzir os custos com hora máquina e/ou homem, minimizar os riscos de contaminação dos colaboradores assim como do meio ambiente. Além de uma menor taxa de resíduo nos frutos que consequentemente irá reduzir o custo de produção e promover o incremento da renda do agricultor.

Importância do monitoramento de pragas e doenças na cultura do tomate

Assista ao vídeo

MONITORAMENTO

O monitoramento do campo pode ser realizado através de amostragem visual e com auxílio de lupa entomológica para identificação de insetos menores como ácaros, tripes entre outros, também pode ser utilizado as armadilhas adesivas amarelas e as armadilhas com feromônios sintéticos, que são ferramentas complementares à visualização das pragas na cultura.

promip manejo integrado pragas controle biologico mip experience monitoramento pragas doenças tomate monitoramento

Através do monitoramento é possível saber qual a direção predominante de entrada de pragas e doenças, quais inimigos naturais estão presentes nas áreas e, principalmente, prever o melhor momento para realizar o controle destas.

O monitoramento é realizado em 4 pontos aleatórios por tratamento (3300 m²), e em cada ponto monitoramos 5 plantas, através da observação visual (com auxílio de lupa de mão) contabilizamos os ovos, ninfas, adultos e porcentagem de danos causados pelas pragas. Incidência e severidade de doenças de diversas etiologias (fúngicas, bacterianas e virais). Além da contabilização da presença de inimigos naturais na área.

Utilizamos 4 armadilhas adesivas de cor amarela sendo uma em cada lateral dos tratamentos, que irão monitorar entrada de algumas pragas. Com o auxílio de uma armadilha delta com feromônio sexual para traça do tomateiro e uma para broca pequena, por tratamento, detectamos a presença de adultos na área.

O controle biológico aplicado é uma estratégia sustentável e eficaz dentro do Manejo Integrado de Pragas – MIP ou nos sistemas de produção orgânica.

Conheça nossos
produtos biológicos

Conheça nossos
produtos biológicos

MIP EXPERIENCE 

NOTÍCIAS

EVENTOS

MIP EXPERIENCE 

NOTÍCIAS

EVENTOS

Deixe seu comentário

© 2018 Promip.