No dia 26 de outubro (quinta-feira), a PROMIP participou do “Workshop Cultivo de Morango”, em Bom Repouso/MG. O workshop mostrou soluções ao produtor de morango em sistema de cultivo protegido hidropônico e semi-hidropônico, entre elas, o uso de controle biológico dentro do MIP (Manejo Integrado de Pragas).
Segundo o gestor de Desenvolvimento de Produtos Biológicos da PROMIP, o Dr. Roberto Konno, o morango está em segundo lugar dentre os produtos que mais utilizam agrotóxicos, no qual, um dos grandes problemas é a falta de produtos registrados, que afetam na segurança do produto.
“Infelizmente o morango é muito lembrado por isso (uso de agrotóxicos), é preciso tirar o morango desta posição, por isso, o controle biológico é muito importante na luta contra as pragas e para um fruto de melhor qualidade” diz.
Durante o workshop, Andres da Silva, engenheiro agrônomo, sócio fundador da EACEA enfatizou a importância do MIP dentro do cultivo protegido.
“Muitas vezes o produtor toma decisões para o controle da praga sem levar em consideração outros fatores que acabam sendo prejudiciais em outros aspectos, ele não pode pensar apenas na praga, tem que pensar em todo o manejo da planta, discutir o assunto em evento como este é muito importante, pois é um aprendizado para todos”.
Sócio-fundador da EACEA, Andres da Silva, em sua fala de abertura do evento realizado em Bom Repouso/MG.
Dr. Roberto Konno apresenta as soluções da PROMIP para o controle biológico dentro do Manejo Integrado de Pragas.
Palestra apresentou também soluções em embalagens para melhorar armazenamento e transporte dos morangos.
Participante da palestra lendo um dos folders da linha de produtos da PROMIP.
Produtores e palestrantes reunidos para foto oficial do evento realizado na Pousada Nossa Senhora das Graças em Bom Repouso/MG.