Imprensa

COMO FUNCIONA A APROVAÇÃO DE UM PRODUTO BIOLÓGICO?

Por novembro 23, 2016 junho 11th, 2019 Sem Comentários

Francys Vilella, da CESIS Consultoria, fala sobre as etapas para conseguir registro de produtos biológicos no Brasil

Por Marina Salles

De acordo com dados da plataforma Agrofit, do Ministério da Agricultura (Mapa), hoje estão registrados no Brasil 71 inseticidas biológicos, 53 feromônios e 7 fungicidas microbiológicos. Todos esses produtos passam por um processo rigoroso de aprovação, que depende da análise do Mapa, Ibama e Anvisa para chegar ao mercado.

O processo leva cerca de quatro anos para ser concluído, somado o tempo para emissão do Registro Especial Temporário de Agrotóxicos e Afins (RET).

Durante o Bio Control Latam, maior evento do mundo sobre controle biológico, realizado pela primeira vez na América Latina, em Campinas, SP, Caio Augusto de Almeida, gerente de avaliação toxicológica da Anvisa disse que a Agência está trabalhando para agilizar sua parte no processo. “Em 2015, conseguimos analisar 17 biopesticidas, dos quais 13 foram deferidos e 4 indeferidos. Um processo lento, em função da quantidade de pessoal que nós temos, que chegava demorar 229 dias por produto para ser concluído”, diz Almeida.

Em março de 2016, o Departamento de Toxicologia mudou sua forma organização para promover as análises e 8 produtos puderam ser avaliados no período de um mês. A expectativa é fechar o ano com uma média de tempo para análise de 99 dias.

Francys Vilella, da CESIS Consultoria, especializada em processos regulatórios, deu entrevista ao Portal DBOsobre as etapas para conseguir o registro de produtos biológicos no Brasil. Confira:

Para ouvir a entrevista acesse este link.

 

Fonte: Portal DBO

Deixe seu comentário

© 2018 Promip.