A ESALQShow, feira realizada pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), na última semana (10 e 11), reuniu empreendedores, empresas e influenciadores do agronegócio brasileiro em um espaço voltado ao debate, palestras e apresentação de inovações tecnológicas no setor.
Em sua fala inaugural, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, enfatizou a capacidade de inovação da ESALQ, segundo o governador, a universidade é um orgulho para o estado por ser “uma instituição de ensino referência mundial que sempre busca a inovação nas técnicas de biotecnologia e agricultura de precisão”.
A PROMIP participou do evento, que teve como tema central “Soluções Biológicas”, com um stand no Espaço Inovar ESALQ & Cia, destacando seus produtos de inovação tecnológica no Manejo Integrado de Pragas e controle biológico aplicado de pragas com os ácaros predadores e as microvespas Trichogramma galloi (Trichomip-G) e Trichogramma pretiosum (Trichomip-P). O drone utilizado para as liberações de Trichomip em grandes culturas também foi apresentado durante a feira.
A participação da PROMIP, empresa que nasceu na ESALQ e foi incubada da ESALQTec, incubadora tecnológica ligada à instituição, reforça o discurso do governador Geraldo Alckimin, uma vez que a empresa, pioneira no ramo, foi considerada em 2010 a primeira biofábrica do país e tem fortemente em sua cultura a inovação como premissa para o desenvolvimento de seus negócios.
“A PROMIP se destaca em relação à inovação desde sua origem, sendo considerada a primeira empresa Brasileira que obteve o registro para a produção e comercialização de ácaros predadores. Outro exemplo de pioneirismo e inovação é o método de aplicação aérea e remota que estamos implantando para atender grandes mercados de cana e grãos”, afirmou Michel Nessrallah, gerente comercial e de marketing da PROMIP.
Segundo Nessrallah, a iniciativa da ESALQ em realizar um evento deste tipo é de suma importância para o desenvolvimento do mercado e para abrir as portas para que empresas exponham para a sociedade o que estão produzindo em termos de inovação tecnológica.
“Estava realmente faltando no setor uma vitrine para expor novas tecnologias, o evento teve a presença de estudantes e do público em geral, o que é muito importante para que todos tenham conhecimento dessas tecnologias”, completou.
Na opinião da Dra. Lilian Silveira Pereira, que atua no desenvolvimento de mercado da PROMIP, a experiência no stand foi importante para que a empresa mostre cada vez mais seu viés inovador dentro do mercado.
“Durante a feira pudemos observar que o controle biológico tem sido alvo de ação de novas empresas, o que reforça a importância deste mercado na busca de tecnologias sustentáveis ao agronegócio, papel que a PROMIP vem exercendo ano após ano na área”, disse.