Trabalhando sempre para difundir as estratégias de controle biológico aplicado em programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), a equipe técnica da PROMIPrealizou no dia 27 de março uma palestra para produtores de mudas de citros da Vivecitrus (Organização Paulista de Viveiros de Mudas Cítricas) em Araraquara/SP.
A produção de citros é muito importante na região, com grandes produtores e indústrias citrícolas, e como em todas as culturas, os viveiros de citros também enfrentam problemas com a incidência de pragas, principalmente as pragas de solo devido a umidade do ambiente.
Segundo o presidente da Vivecitrus, Alexandre Chichinelli Junior, as tecnologias em controle biológico apresentados durante a palestra foi uma agradável surpresa aos produtores que ainda tem pouco conhecimento sobre a ferramenta.
“Na maioria dos casos nós utilizamos defensivos para o manejo, a apresentação de novas ferramentas para o controle das pragas nos deixou muito satisfeitos, foi uma palestra muito esclarecedora para nós e muitos de nossos associados estão interessadíssimos em receber uma visita técnica em suas propriedades”, afirma Chichinelli.
A Vivecitros e seus associados trabalham com a finalidade de estabelecer metodologias e padrões de qualidade de produção de mudas, segurança do produtor de citros e para a geração de pomares sadios. Para Chichinelli, o controle biológico pode atender contribuir e atender essas expectativas.
“Sem dúvidas o controle biológico oferece um ganho significativo de qualidade no ambiente por diminuir a carga de defensivos e melhoria da planta, a utilização dessa ferramenta é o caminho e nós temos que aderir o mais rápido possível”, afirma.
Manejo de Pragas no Citros
São diversas pragas que atacam os viveiros, na apresentação técnica realizada pela Dra. Lillian Silveira Pereira, analista de desenvolvimento de mercado da PROMIP, foram apresentadas ferramentas para o controle do fungus gnats (Bradysia matogrossensis) e as armadilhas para o monitoramento de outras pragas.
O produto biológico Stratiomip, que contém o ácaro predador Stratiolaelaps scimitus, controla diversas pragas de solo e sua eficiência em fungus gnats já foi comprovada cientificamente em diversos países, incluindo o Brasil. A mosca oviposita junto ao substrato de produção. Após a eclosão as larvas permanecem próximo ao sistema radicular causando danos direto na raiz abrindo portas para a entrada de doenças.
A PROMIP também oferece armadilhas adesivas amarelas para o monitoramento de insetos-pragas. A cor amarela atrai a praga que fica presa na armadilha, possibilitando ao produtor detectar quais pragas estão presentes na cultura, para assim, tomar atitudes assertivas de controle.
O engenheiro agrônomo e consultor técnico de vendas da PROMIP, Alexandre Sicchieri, um dos organizadores da reunião com os viveiristas destacou a importância de levar ao conhecimento dos produtores as tecnologias que oferecemos para o manejo sustentável de pragas.
“A maioria deles já ouviram falar sobre o controle biológico, mas tinham muitas dúvidas sobre sua ação na prática. Este é um caminho sem volta pois ele é eficaz que contribui muito para as culturas e agora, com a visão deles ampliada, com certeza vão passar a acreditar muito mais na ferramenta”, finaliza.
Viveirista acompanham palestra realizada pela PROMIP. Da esquerda para a direita: o Guilherme Campos (Fazenda Concorde), Alexandre Chichinelli (presidente da Vivecitrus), Evandro Fortes (Fieel Citros), Carlos Bonin (JF Citrus) e Rafael Oliveira (Krauss Citrus)