RESULTADOS DE STRATIOMIP NO CONTROLE DE FUNGUS GNATS EM COGUMELOS SHIITAKE

O cogumelo shiitake, Lentinula edodes, é a segunda espécie mais cultivada no Brasil, atrás apenas do champignon (Agaricus bisporus). Segundo a ANPC (Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos) o Brasil produz em média 1.500 toneladas de shiitake por ano. Antes produzido em toras de eucalipto, atualmente a grande maioria dos produtores utilizam blocos de substrato a base de serragem para o cultivo desse cogumelo.

A principal praga em todas as espécies de cogumelos cultivadas é um Diptera da família Sciaridae conhecido popularmente como fungus gnats. Os adultos são pequenas moscas de coloração preta e as larvas tem o corpo transparente com a cabeça preta. As larvas se alimentam do micélio prejudicando a frutificação dos cogumelos e os adultos, apesar de não se alimentarem, são os principais vetores de microrganismos competidores nos cultivos de cogumelo, como por exemplo o fungo Trichodermma spp.

promip manejo integrado de pragas stratiomip controle fungus gnats em cogumelos shitake

Larva (esquerda) e adulto (direita) de fungus gnats sobre substrato de Shiitake.

No Brasil, o único produto registrado pelo Ministério da Agricultura para utilização no cultivo de cogumelos é o ácaro predador STRATIOMIP, produzido e comercializado pela Promip e autorizado para o uso na agricultura orgânica. Esses ácaros se alimentam de ovos e larvas de fungus gnats e, dessa forma, são aliados no controle biológico dessas pragas em cogumelos.

Para comprovar a eficiência do STRATIOMIP em cogumelos shiitake produzidos em blocos em substrato, foi realizado um estudo na empresa Villa Barrichello, localizada em Mogi Mirim e especializada na produção de alimentos orgânicos. A empresa também produz os blocos de substratos de substrato para comercialização. O teste foi realizado em uma câmara climatizada, que acomoda aproximadamente um total de 3.000 blocos de shiitake, sendo adicionados 500 blocos por semana.

No início do acompanhamento, a população de fungus gnats monitorada por armadilhas amarelas estava bastante alta com uma média de 2.000 moscas capturadas por armadilha por semana, população essa que gerava descarte na produção, além do tempo gasto com mão de obra para a seleção de cogumelos livres de galerias ocasionadas pelas larvas das moscas. O controle biológico de pragas deve ser preferencialmente iniciado antes que as pragas atinjam o nível de controle, dessa forma uma alternativa adotada para abaixar o nível populacional da praga na câmara de produção foi o descarte total dos blocos e limpeza geral das instalações com água e sabão, lembrando que se por se tratar de um cultivo orgânico, o uso de inseticidas não é autorizado em nenhuma das etapas do cultivo.

Após a limpeza das câmaras novos blocos foram adicionados semanalmente e no mesmo instante em que os mesmos iam sendo posicionados nas prateleiras foram também colocados embaixo de cada um deles um sachê contendo 100 ácaros predadores STRATIOMIP, realizando dessa forma o controle preventivo da praga. Durante seis semanas, até que a câmara atingisse o número total de blocos, foram realizados acompanhamentos semanais da infestação de fungus gnats através de armadilhas amarelas distribuídas na câmara de cultivo.

promip manejo integrado de pragas stratiomip controle fungus gnats em cogumelos liberacao stratio promip manejo integrado de pragas stratiomip controle fungus gnats em cogumelos armadilha amarela

Liberação de ácaros predadores (STRATIOMIP) em blocos de produção de Shiitake.

Armadilhas para monitoramento e captura de fungus gnats na produção de shiitake.

A média de moscas capturadas durante o período de avaliação foi de 40 moscas por armadilha por semana, inclusive com uma redução na quinta semana (média de 31 moscas por armadilha), o que demonstra que a liberação preventiva de STRATIOMIP conseguiu manter a população da mosca em níveis baixos mesmo com o aumento no número de blocos de substrato (Gráfico).

promip manejo integrado de pragas stratiomip controle fungus gnats em cogumelos tabela

Número de moscas por armadilha por semana em relação ao número de blocos de substrato de shiitake em câmara de cultivo.

Além da baixa população da mosca, os cogumelos colhidos apresentaram um ótimo padrão de qualidade, sem galerias, diminuindo a mão de obra com a seleção de cogumelos atacados e não atacados. Também foi possível observar com facilidade a presença de predadores nos blocos de substrato o que demonstra que o ambiente de produção de cogumelos é favorável a esses predadores (Figura 5). É importante salientar que uma outra estratégia de manejo adotada pelo produtor foi a utilização de telas antiafídicas (citrus anti-vírus) nos exaustores para evitar a entrada de fungus gnats provenientes do ambiente externo. Os resultados obtidos demonstram que é possível manter uma produção de shiitake sem a utilização de qualquer defensivo, utilizando o controle biológico com ácaros predadores STRATIOMIP dentro dos preceitos do Manejo Integrado de Pragas (MIP).

promip manejo integrado de pragas stratiomip controle fungus gnats em cogumelos stratio predando

Àcaro predador (STRATIOMIP) em bloco de shiitake.

Dra. Grazielle Furtado Moreira

Promip – Manejo Integrado de Pragas

Biológicos
Transformando
Agricultura

Splendor Office – Tiradentes, 1200 – Sala 112 – 11º andar – Centro, Piracicaba-SP – CEP 13400-765
BiofábricaEstrada Bode Branco, s/n – km 02 – Conceição, Engenheiro Coelho-SP – C.P: 111 – CEP 13.165-000